Buscar
  • Leonardo Menezes

Dívidas: verdades e mitos!


1- TODA DÍVIDA É RUIM!

👎 Mito - Dívidas são necessárias e, por si só, não são ruins. Ruim é se endividar sem planejamento e não ter capacidade para pagar as prestações. Dívidas saudáveis são feitas de forma planejada e são úteis na concretização de sonhos e objetivos de vida.


2- É POSSÍVEL HERDAR DÍVIDAS!

👎 Mito - A dívida fica registrado no CPF e, normalmente, não fica mais ativa após o falecimento do titular. Obs.: em casos expressamente mencionados em contrato a dívida poderá ser transferida para os herdeiros.


3- PAGAR PRIMEIRO DÍVIDAS CARAS!

👍 Verdade - Caso seu planejamento financeiro dê errado e você não consiga pagar todas as prestações de suas dívidas, priorize aquelas mais caras. Refaça seu planejamento e comece quitando as dívidas com as taxas de juros mais altas. Vale também fazer uma nova dívida mais barata para quitar uma mais cara.


4- DÍVIDAS SOMEM DEPOIS DE 5 ANOS!

👎 Mito - Quando uma dívida não é paga, o credor tem o direito de inscrever o CPF do devedor em um cadastro negativo. Esse CPF será excluído desse cadastro negativo em caso de quitação da dívida ou após 5 anos. No entanto, ter o CPF removido do cadastro, não significa que a dívida também desapareça.


5- CARTÃO DE CRÉDITO E CHEQUE ESPECIAL SÃO DÍVIDAS CARAS!

👍 Verdade - Os juros do cartão de crédito e do cheque especial são os mais altas do mercado. De acordo com informações do Banco Central, as taxas de juros podem alcançar cerca de 800% ao ano no cartão de crédito e 500% ao ano no cheque especial.


6- DÍVIDAS PODEM SER TRANSFERIDAS!

👎 Mito - A dívida pertence ao CPF, não sendo possível transferi-la para o nome de outra pessoa. A responsabilidade é pessoal e intransferível!


7- O BANCO PODE VENDER A MINHA DÍVIDA!

👍 Verdade - Bancos e demais credores podem optar por vender suas dívidas para recuperadoras de créditos. Repassar dívidas para outras empresas especializadas pode ser uma boa alternativa para que os credores recebam parcialmente os valores pendentes.


8- CARTÃO DE CRÉDITO É UM VILÃO!

👎 Mito - O cartão de crédito é um excelente meio de pagamento, amplamente aceito, seguro e prático. Porém, é necessário disciplina para que ele não se torne um vilão. Planejamento financeiro é obrigatório para o uso saudável do cartão. Anote tudo que consumir no cartão e estabeleça limites mensais de gastos.


9- INVESTIR, MESMO TENDO DÍVIDAS!

👍 Verdade - Porém aqui não se trata de uma verdade absoluta! Se as dívidas estão controladas e as prestações em dia, está liberado investir. No entanto, não faz sentido investir caso exista inadimplência. Possivelmente, a taxa de juros da aplicação financeira será menor do que da dívida, assim sendo a dívida crescerá mais do que a aplicação, gerando um efeito de bola de neve. Quite as dívidas e volte a investir em seguida!


10- POSSO TRANSFERIR DÍVIDA PARA OUTRO BANCO!

👍 Verdade - Essa é uma prática permitida e altamente recomendada chamada Portabilidade de Crédito. É tão simples quanto mudar de operadora de celular e manter o número. A proposta aqui é transferir a dívida para a instituição que ofereça menores taxas de juros. Isso significará redução das parcelas e maior facilidade em quita-las.

18 visualizações

(21) 99344-9010

  • Black Instagram Icon

©2019 by Nummos.

Estr. dos Três Rios 920, 306
22745-005 Freguesia
Rio de Janeiro - RJ

Seguir

Contato

Endereço